Delegação de Mato Grosso conquista primeiras medalhas

No primeiro dia de competições, em Curitiba (PR), delegação mato-grossense também assegurou vaga em seis finais
Gláucio Nogueira | Sael-MT

Saulo Cruz / Exemplus / COB

A delegação de Mato Grosso fez bonito no primeiro dia de competições da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, categoria B, para estudantes de 12 a 14 anos, realizada em Curitiba (PR). Os atletas mato-grossenses já garantiram três medalhas, além de mais seis chances de pódio com a classificação para finais.

Na natação, Cibelly Renata Martins, de 14 anos, estudante da Escola Cenecista Santa Elisabete, de Sinop, garantiu a primeira medalha para a natação, ficando em segundo lugar nos 50 metros livres.

Já no Atletismo, João Marcelo Silva de Souza, aluno da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, de Araputanga, conseguiu a medalha de bronze no arremesso de peso. O medalhista mato-grossense tem 14 anos.

A terceira medalha conquistada veio no judô. Natan de Oliveira Santos, da Escola Municipal Dona Maria Artemir Pires, de Araputanga, superou diversos adversários e ficou com o bronze na categoria até 50 quilos.

Além dos pódios, a delegação de Mato Grosso assegurou a passagem para diversas finais. Henrique Silva Malheiros, de Cuiabá, e Cayro Henrique Pereira da Silva, de Rondonópolis são esperanças de medalha no atletismo, na prova dos 100 metros com barreiras.

Malheiros pode conseguir uma segunda medalha, por conta da classificação também nos 250 metros. Na mesma prova, mas no feminino, Eduarda Ferreira Matos, de Barra do Garças, também se classificou para a final.

Ainda no atletismo, Ana Júlia Kalaf, de Sorriso, está na final do lançamento do disco e Arielly Kailayne Monteiro Rodrigues, de Rondonópolis, tentará medalha na final do salto em altura.

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer de Mato Grosso, Leonardo de Oliveira, além da competência de técnicos e atletas, o desempenho da delegação é também resultado do apoio dado pelo Estado, com a realização dos Jogos Escolares em Mato Grosso.

“Para chegar à etapa nacional, estes campeões conquistaram títulos nas etapas regionais e estaduais. É motivo de orgulho para Mato Grosso ver estes jovens brilharem em Curitiba. Continuamos na torcida”, afirmou.

A delegação mato-grossense, dividida em duas turmas, é composta por 155 atletas e 20 técnicos nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

A Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael/MT) é responsável pelo custeio do transporte da delegação, bem como pela alimentação do grupo ao longo do caminho. “O apoio ao esporte, desde o escolar até o de alto rendimento, passando pelo esporte de participação é nossa principal premissa. Fizemos tudo o que era necessário para que os nossos atletas representem Mato Grosso”.

A competição, que é realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), Ministério do Esporte e governos dos estados e dos municípios, terá 13 modalidades e recorde de participação, com 4.069 atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes. A competição prossegue nesta quinta-feira (14.09) e vai até o próximo dia 21 de setembro.