Pular para o conteúdo
Voltar

Cozinheiras são homenageadas pelas deliciosas refeições oferecidas aos alunos/atletas em Sorriso

As oito senhoras, sendo duas nutricionistas e seis cozinheiras responsáveis pela alimentação das centenas de atletas/estudantes foram homenageadas
Admar Portugal | Secel-MT

As cozinheiras não apagam o sorriso em seus rostos enquanto estão preparando as refeições - Foto por: Dinalti de Oliveira Miranda "Tuiuiú"
As cozinheiras não apagam o sorriso em seus rostos enquanto estão preparando as refeições
A | A

Em comum acordo entre o secretário Municipal de Esporte e Lazer de Sorriso Júnior Brandão e com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, ofereceram uma justa homenagens as pessoas responsáveis pela alimentação (café da manhã, almoço e jantar) das centenas de pessoas que participam dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses para estudantes/atletas de 12 a 17 anos masculino e feminino que acontece em Sorriso.

A competição que teve início no dia 16 de abril reuniu representantes de 16 municípios da Região Centro Norte do Estado e nesse dia foi oferecido um churrasco para cerca de 1.200 pessoas. “No dia a dia são mais ou menos umas 800 pessoas que comparecem no refeitório r ninguém fica sem a sua alimentação”, argumenta Dagmares, uma das nutricionistas da cozinha.

A também nutricionista Jackeline disse que já está acostumada com essa rotinha de escolher a alimentação diariamente para mais de 600 alunos da cidade de Sorriso. As oito pessoas responsáveis pela alimentação preparam a alimentação de centenas de alunos diariamente pela Coper Vale, empresa terceirizada que atente a Prefeitura de Sorriso.

De acordo com as nutricionistas o cardápio do dia é definido em comum acordo com as seis cozinheiras – Cristina Cardoso, Maria Alciene de Alencar, Modéstia Ferreira Garcia, Ivanilda Braz, Maria Fátima de Paiva e Jéssica Harisym Silvia – sempre com o objetivo de preparar dentro do prazo – cerca de 2h30 a 3h, sempre procurando agradar aos diferentes gostos das pessoas.

“Eu amo cozinhar e já tenho o controle de tudo que vou preparar. Sei a quantidade e o momento certo de temperar o que está sendo cozinhado sem a necessidade de provar”, diz a cozinheira Cristiane Cardoso. Quem também confessa que as carnes e mesmo os frangos que fazem parte do cardápio é com elas mesmas – Ivanilda Braz e Maria Alciene – que dominam a arte de temperar os alimentos.

“Quando vou preparar qualquer prato já sei a quantidade do tempero e o momento certo de quando está pronto sem provar nada, pois já sei de cabeça a quantidade que é preciso. Tenho de cor a cabeça a receita e gosto muito do que faço”, diz a Ivanilda Braz.

A quantidade de comida preparada pelas cozinheiras é surpreendente. São mais de 50 quilos de arroz, outros 30 de feijão. E dependendo do cardápio são outras dezenas de quilos que vão para a panela. E por falar em panela, são umas cinco que é preciso de duas cozinheiras para retirá-las do fogão, “Tem panela que pesa quase 50 quilos e é impossível pra uma de nós carregar sozinha”, justifica Modéstia Ferreira Garcia.

Mas o que chamou mesmo a atenção das responsáveis pela alimentação foi a homenagem recebida durante a solenidade de premiação conduzida pelo assessor da Secel-MT, Alexqsandro ‘Cascão’ Marcelo da Silva, em nome de do secretário de Estado Jefferson Neves e do secretário de Esporte de Sorriso Júnior Brandão, quando foram anunciadas, os presentes se levantaram e aplaudiram em grande estilo, pois todos reconheciam a valorização do trabalho das mesmas.

“Fiquei muito feliz e emocionada, pois nunca recebi nenhuma medalha, ainda mais pelo reconhecimento do meu trabalho. Adorei!”, disse Cristina Cardoso. A Ivanilda Braz também foi outra que se sentiu emocionada onde teve que se controlar para não chorar. “Eu trabalho na cozinha há vários anos e nunca tive um reconhecimento assim, ainda mais em público. Foi demais pra mim, amei”, frisou.  

Os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses são promovidos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) em parceria com a Prefeitura da cidade. O titular da Secel/MT, Jefferson Carvalho Neves representado pelo Coordenador Geral da competição, Adriano Augusto destacou a participação dos municípios envolvidos.

“Quero parabenizar todos os chefes de delegação e seus técnicos que demonstraram mais uma vez o quanto amam o esporte , respeitam regras e principalmente valorizaram que o adolescente merece ter acesso ao um evento esportivo de qualidade”, frisou o coordenador geral dos Jogos, Adriano Augusto, da Secel-MT.

Também apoiam a edição dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Sorriso, Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) e Secretaria de Estado de Educação (SE$-MT).