Pular para o conteúdo
Voltar

Seminário online fomenta a formação de profissionais de educação física em Mato Grosso

Durante quatro dias, mais de mil participantes tiveram acesso online a apresentações e debates no I Seminário da Escola de Formação em Esporte e Lazer
Cida Rodrigues | Secel-MT

Representantes do CPB em apresentação na tarde desta sexta-feira (30.04) - Foto por: Divulgação
Representantes do CPB em apresentação na tarde desta sexta-feira (30.04)
A | A

Terminou nesta sexta (30.04) o I Seminário da Escola de Formação em Esporte e Lazer de Mato Grosso promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para fomentar o processo formativo dos profissionais de educação física e áreas afins. O evento foi transmitido em formato online pelo canal de YouTube do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá.

Durante quatro dias, mais de mil participantes tiveram acesso online a apresentações e debates sobre aspectos ligados à educação física e ao desenvolvimento do esporte nos contextos escolar, de participação, de rendimento e paralímpico. 

“Desde o início do projeto da escola de formação, quando começamos a atender as demandas de capacitação dos profissionais de educação física com cursos online, a intenção foi garantir um nível elevado de conhecimento, entregar muitos resultados aos atletas e propagar a cultura esportiva, ajudando também a tornar a população mais ativa e saudável”, explica o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves. 

O Seminário foi aberto com a apresentação do professor Riller Reverdito, coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer (Rede Cedes-MT). 

Em sua exposição sobre o ‘Esporte no contexto escolar: desafios e perspectivas’, o professor Riller Reverdito falou sobre os motivos para ensinar práticas esportivas na escola. Para isso, abrangeu os pontos de vista histórico, cultural e institucional e de desenvolvimento humano e trouxe alguns indicadores de qualidade e melhoria do ensino. 

O professor e servidor da Secel, Ederson Andrade, apresentou o tema ‘Currículo e Educação Física: um lugar para o esporte’. A partir da abordagem da construção curricular e de reflexões sobre a presença do esporte na escola, Ederson expôs aspectos sobre a educação física e sua relação com o esporte e suas manifestações.  O professor ainda destacou que o esporte faz parte da vida e da formação das pessoas, seja cultural, social ou profissionalmente, e por isso é tão necessário o cuidado pedagógico no ensino da educação física. 

A pedagogia do esporte e a intervenção de treinadores e professores foram abordadas pela professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Larissa Galatti. Com trajetória como atleta, treinadora e pesquisadora, Larissa apresentou reflexões sobre o desenvolvimento profissional e suporte necessário a professores e treinadores, trazendo procedimentos pedagógicos para a condução de estratégicas.

Apresentando o tema ‘Desenvolvimento de habilidades para a vida no esporte’, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carine Collet, abordou a relação entre atividade física, esporte e saúde. Considerando os desenvolvimentos motor, cognitivo, psico-social, a professora expõe estudos sobre as habilidades desenvolvidas ao longo da vida por meio do esporte. 

No encerramento do evento na tarde desta sexta-feira (30.04), representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) dividiram suas experiências de gestão em esportes para pessoas com deficiência. Felipe Barbosa, Alberto Martin e David Farias apresentaram o tema ‘Gestão e Educação Paralímpica’ e mostraram a importância e as parcerias possíveis com o CPB para a promoção do esporte paralímpico, da iniciação ao alto rendimento, e da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

“Parabenizamos a equipe da Secel que organizou o seminário, oferecendo mais uma importante política pública para o esporte em Mato Grosso. Agradecemos os participantes pela interação e confiança. E nosso agradecimento especial a todos os especialistas que ministraram as palestras e trouxe tanto aprendizado. Fomentar o processo de formação de nossos profissionais é fundamental para o fortalecimento do esporte no estado”, realça o titular da Secel, Alberto Machado.

Confira os links para assistir as apresentações

O Esporte no contexto escolar: desafios e perspectivas
Prof. Dr. Riller Reverdito
Link de acesso: http://bit.ly/secel00

Currículo e Educação Física: um lugar para o esporte
Prof. Dr. Éderson Andrade
Link de acesso:  http://bit.ly/secel01

Pedagogia do Esporte e a intervenção de treinadores/as e professores/as
Profa. Dra. Larissa Galati
Link de acesso: http://bit.ly/secel3

Desenvolvimento de habilidades para a vida no esporte
Profa. Dra. Carine Collet
Link de acesso:  http://bit.ly/secel04

Gestão e Educação Paralímpica
Representantes CPB
Link de acesso: http://bit.ly/secel2