Pular para o conteúdo
Voltar

Jovens atletas de Mato Grosso se preparam para início dos Jogos Escolares da Juventude

Na sexta-feira, 03.05, começa a etapa regional da competição, em Alto Garças. O município é sede das disputas das regiões Sul e Sudeste do Estado.
Cida Rodrigues | Secel - MT

Partida dos Jogos Escolares realizados no município de Primavera do Leste em 2016 - Foto por: Lenine Martins - Secom/MT
Partida dos Jogos Escolares realizados no município de Primavera do Leste em 2016
A | A

Jovens atletas das regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso estão em contagem regressiva para o início do maior evento esportivo escolar do Estado. Na sexta-feira, 03.05, começa a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, em Alto Garças, município a 360 km da capital.

Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a competição envolve todos os municípios e regiões do Estado nessa fase regional - que prossegue em outras nove regiões esportivas até primeira quinzena de julho. 

Alto Garças será a primeira sede dos Jogos neste ano e vai receber as disputas da categoria B, que abrange adolescentes de 12 a 14 anos, das regiões Sul/Sudeste. Na etapa regional são disputadas as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. 

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Cléber Rezende de Novais, Alto Garças se ofereceu para ser município-sede devido à importância do esporte na vida dos estudantes e pela movimentação que o evento proporciona na cidade. 

“Há uma grande expectativa dos estudantes para a realização dos Jogos Escolares, as escolas se movimentam e a cidade toda fica entusiasmada por receber os visitantes”, comenta.

Para a etapa regional realizada em Alto Garças é aguardada a participação de 13 municípios, dentre eles Alto Araguaia, Jaciara, Pedra Preta, Rondonópolis e Santo Antônio de Leverger. Mais de 500 estudantes de 30 escolas públicas e particulares da região participarão como competidores no evento. As escolas campeãs avançam para a etapa estadual, que acontecerá de julho a setembro.  

A solenidade oficial de abertura acontecerá na sexta, 03.05, às 19h, no ginásio de esportes Pituchão. O evento prossegue até a quarta-feira, 08.05, com disputas também em outros três equipamentos esportivos de Alto Garças.

A realização dos Jogos Escolares da Juventude conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do município-sede.

Congresso Técnico

Como parte da programação, representantes das delegações devem se reunir no congresso técnico antes da abertura oficial dos Jogos. 

A reunião tem como objetivos a apresentação do comitê dirigente, informes das comissões municipais e administrativos, confirmação das escolas, modalidades e gênero já inscritos pelos municípios e sorteio para composição de chave(s) de disputas.  

“É no congresso técnico que acontece a homologação das inscrições feitas pelos municípios. Há a conferência e a confirmação da documentação individual de cada participante inscrito. Durante o congresso também realizamos o sorteio das equipes para os confrontos da primeira fase dos jogos, além de ser o espaço para as delegações tirarem dúvidas sobre o regulamento”, explica o coordenador de eventos esportivos escolares da Secel, Celso Luciano Queiroz Silva.

O congresso técnico ocorrerá na sexta, 03.05, às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Avenida Coronel Cajango, no Centro de Alto Garças.