Pular para o conteúdo
Voltar

Arena Pantanal sediará evento de rugby neste sábado

Principais partidas serão realizadas na Arena Pantanal, neste sábado (3), mas o evento também terá jogos no Centro de Treinamento Melina, desde sexta, ambos em Cuiabá-MT
Junior Martins | Sael-MT

Junior Martins
A | A

A Arena Governador José Fragelli receberá partidas da 1ª Superliga Sicredi de Rugby, nas modalidades de Rugby XV Masculino e Rugby Sevens Feminino, no dia 03 de novembro, das 14h30 às 20h, com entrada social de um quilo (1kg) de alimento não perecível, que será doado para a Fundação Espírita Rachele Steingruber. Será a segunda vez do rugby na Arena Pantanal.

“Em 2017, no dia 16 de setembro, a Arena sediou uma partida histórica de outro evento de rugby, chamado Copa Brasil Central de Rugby XV. Foi o primeiro jogo da modalidade na Arena Pantanal. E isso por conta de uma política de inclusão social e de abertura do estádio à sociedade. Para que seja multiuso e recebe as pessoas”, disse o secretário adjunto de esporte e lazer de MT, Franz Corrêa.

De acordo com o presidente do Cuiabá Rugby Clube (CRC), André Dorileo, a Superliga Sicredi de Rugby é organizada por três clubes (o Cuiabá, o Melina e o Spac) e também terá jogos disputados no Centro de Treinamento Melina. Segundo ele, por reunir atletas de uma grande quantia de clubes, o evento não tem paralelos no país.

“A visibilidade e a estrutura são dois dos principais motivos para considerarmos importante jogar na Arena Pantanal. Eventos na Arena tem maior relevância social e atraem imprensa e público. E os atletas terão mais suporte de estrutura, como gramado, banheiros, estacionamento e outros. Além disso, jogar na Arena Pantanal mostra que o governo também tem olhos para nós”, diz André Dorileo.

Programação Completa

Na sexta-feira (02.11), o Centro de Treinamento Melina, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, n° 675, no Distrito Industrial, em Cuiabá, abrirá a entrada pelas 13h45, terá o primeiro confronto as 14h e receberá o total de nove partidas de Rugby Sevens Feminino, entre 14 e 17 horas. E no sábado (03), o CTMelina abrirá as portas às 08h45, sediará três jogos de Rugby 7s Feminino, das 09 às 10h, e dois jogos de Rugby XV Masculino, das 10 às 12h.

Na tarde de sábado (03.11), a Superliga será na Arena Governador José Fragelli, situado na Avenida Agrícola Paes de Barros, s/n, no Verdão, em Cuiabá. Lá ocorrerão sete batalhas, entre 14h40 e 20 horas, nas modalidades de Rugby XV Masculino e Sevens Feminino. E ambos os locais terão lugar para estacionar gratuitamente e bar para comprar cerveja, refrigerante, pipoca e cachorro quente. E a entrada social revertida à Fundação Espírita Rachele Steingruber.

Taça Alain Leplus

A 1ª Superliga Sicredi de Rugby terá o troféu chamado de Taça Alain Leplus, em homenagem a um dos fundadores do Cuiabá Rugby Clube e reconhecido atleta francês. Alain Leplus, nascido em 1945, numa cidade a 40km de Paris (França), filho de agricultores, pai de dois filhos e radicado na década de 70 no estado de Mato Grosso, é uma lenda do esporte francês.  

Alain Leplus, após concluir o serviço militar francês, fez parte do time de Auch na região de Toulouse, de 1970 a 1977, na 1ª divisão, chegando a ser convocado para defender a seleção francesa, uma das melhores do mundo. E, em 1977, junto com o irmão Michel, Alain migrou para tentar a sorte na América do Sul e escolheram o Brasil. Primeiro moraram em São Paulo e depois em Mato Grosso.

Alain Leplus chegou a ser técnico da seleção brasileira juvenil de rugby, pela qual participou de duas Copas do Mundo (Romênia em 95 e França em 98). E, em 2009, em Cuiabá, Alain e Michel Leplus e um grupo de jovens abraçaram a ideia de construir o Cuiabá Rugby Clube, que permanece ativo até os dias atuais e é um dos três clubes responsáveis pela criação da Superliga Sicredi de Rugby.

“A Taça da Superliga terá o nome em homenagem para Alain Leplus. Por ele ter tido uma longa e bonita história no Rugby, por ter estado com o Cuiabá Rugby desde os primeiros momentos e por dar treinos como voluntário, entre outros. É muito por causa dele que o Cuiabá existe ainda hoje. O conhecimento passado por ele à equipe foi um dos pilares fundamentais à existência do clube”, comentou André Dorileo.

 

Programação

SEXTA (02.11) – CT Melina

1ª Rodada Feminina

14h00 – Cuiabá x Melina

14h20 – Spac x Primavera

14h40 – Parecis x Unb

2ª Rodada Feminina

15h00 – Cuiabá x Primavera

15h20 – Unb x Spac

15h40 – Parecis x Melina

3ª Rodada Feminina

16h00 – Cuiabá x Spac

16h20 – Melina x Unb

16h40 – Parecis x Primavera

 

SÁBADO (03.11) – CT Melina

4ª Rodada Feminina

09h00 – Melina x Primavera

09h20 – Cuiabá x Unb

09h40 – Spac x Parecis

1ª Rodada Masculina

10h00 – Spac x Cerrado

11h00 – Mato Grosso x Norte

 

SÁBADO (03.11) – Arena Pantanal

2ª Rodada Masculina

14h40 – Cerrado x Mato Grosso

15h40 – Spac x Norte

5ª Rodada Feminina

16h30 – Parecis x Cuiabá

16h50 – Unb x Primavera

17h10 – Spac x Melina

3ª Rodada Masculina

18h00 – Cerrado x Norte

19h00 – Mato Grosso x Spac